
Idade do cabelo a partir de um certo momento começa a ser visível. Cabelo cinzento, cabelo fino, cabelo seco e cabelo frágil são alguns dos sinais mais comuns que apontam para uma avançada idade do cabelo. Não se preocupe, estas alterações podem ser tratadas simplesmente mudando a tua relação com o teu cabelo. Quem o diz é Dr. Heather Woolery-Lloyd, dermatologista em Miami Beach, Florida. “Todas essas loucuras que fazias com o cabelo e que não o afectavam quando eras mais jovem, agora afectam e simplesmente não as podes mais fazer”.
Dermatologistas partilham os quatro mais conhecidos sinais de uma maior idade do cabelo, e que soluções existem para que os possas tratar. Escreve nos comentários o que pensas e quais os metodos que utilizas para solucionar estes 4 problemas.
Cabelo cinzento
O aparecimento do primeiro fio de cabelo branco é um conhecido sinal de quando a idade do cabelo avança. Podemos notar este primeiro cabelo branco ainda nos “trintas” embora na maioria das pessoas apareça nos “quarentas”, quem o diz é Dr. Jeffrey Benabio, dermatologista em Kaiser Permanente, San Diego.

Aparecimento de cabelos brancos, geralmente, é um sinal da avançada idade do cabelo.
“O cabelo começa a ficar cinzento quando as células deixam de produzir pigmento, o que acontece naturalmente com a idade”, diz Benabio. “Aos 50 anos, 50% das pessoas têm cabelo cinzento.”
Recentemente se começaram a anunciar produtos que protegem a pigmentação do cabelo e que aparecerão no mercado lá para 2015, mas serão suplementos para prevenir o aparecimento de cabelos brancos e não para reverter aqueles que já o são. Mas o cabelo cinzento não é um problema, conhecemos bastantes pessoas e até celebridades, que ganharam uma nova e melhor imagem quando lhes começaram a aparecer os cabelos brancos.
Cabelo fino
“É perfeitamente normal perder por volta de 100 fios de cabelo ao dia, independentemente da idade” diz Benabio. “Para ambos, homens e mulheres, é normal (embora desagradável) que o cabelo se torne mais fino com a idade. Nas mulheres, mudanças hormonais podem também afectar o padrão de crescimento dos cabelos. Em mulheres na menopausa, não é raro assistir a uma diminuição da espessura dos fios de cabelo e à sua queda simultaneamente.

Com a idade, os cabelos ficam tão finos, que muitas vezes não os conseguimos ver.
Outra mudança fisica está por trás da perda de espessura dos fios de cabelo, explica Woolery-Lloyd. Os foliculos de cabelo tendem a diminuir de tamanho, até produzir fios de cabelo tão finos que quase não os vemos” diz ela. “São os cabelos mais finos que existem, e é por isso que os homens podem parecer calvos. O pode também passar com as mulheres (calvície feminina). Todos os homens, em algum momento, sofrem uma alteração na sua linha de cabelo (não a mesma que tinham aos 16 anos).
Se o seu problema é um cabelo demasiado fino, sugerimos uma visita a esta página. “Em geral são produtos que não fazem crescer novos cabelos, mas que fortalecem os existentes, dando um look mais cheio e preenchido ao couro cabeludo, escondendo assim sinais da idade do cabelo” diz Woolery-Lloyd, “Minimizam também o cabelo que se quebra, garantindo que o cabelo existente, fica. Garantidamente, fortalecem os foliculos e fios de cabelo e, é esse o efeito que verá em si”.
Cabelo seco
“As nossas glândulas que produzem óleo diminuem de tamanho com o tempo e deixam de produzir eficientemente” diz Woolery-Lloyd. Quando és mais jovem “o óleo está presente no foliculo de cabelo e assim protege naturalmente o fio de cabelo. Quando és mais velho, produzes muito menos óleo” deixando o cabelo muito mais seco que antes.

Cabelo seco é um problema. Mas existem diversas soluções.
O melhor remédio para isto é aplicar óleo no cabelo, avisa Woolery-Lloyd. Isto pode parecer estranho, pois talvez te lembres que antes tinhas que lavar o cabelo todos os dias para evitar aquele aspecto oleoso, mas é a melhor forma de proteger o cabelo. Óleo de Kendi é uma boa opção para hidratar o cabelo, para descubrir mais clica aqui e verás uma vasta escolha de produtos de diversas marcas para um resultado impressionante sobre este sinal de idade do cabelo.
Importante: Evita altas temperaturas no cabelo (ex: aquelas placas térmicas para alisar o cabelo, existem outros métodos eficazes para ter um cabelo liso) e técnicas de hairstyling agressivas, que possam retirar o óleo natural do cabelo.
Dica: Para alisar o cabelo sem recorrer ao uso de métodos agressivos, experimente o novo Alterna Bamboo Kendi Dry Oil, é um tratamento à base de óleo de Kendi, que é absorvido instantaneamente pelo cabelo, nutritivo, rico e ativo mesmo nos folículos. Pode ser usado como um tratamento hidratante anti-frizz (anti crespo) ou como styling para alisar o cabelo suavemente. Além disso, protege também o cabelo da utilização de ferramentas de calor, tais como a placa térmica.
Cabelo frágil
“É verdade que quando envelhecemos, o nosso cabelo também perde alguma da sua elasticidade (um dos sinais da maior idade do cabelo), tornando-se frágil.” diz Benabio. “Embora, muitas vezes, ser seco e frágil, não está diretamente relacionado com a idade do cabelo, mas sim com os produtos que usamos. O cabelo que é tratado repetidamente com produtos químicos (ex: alisadores de cabelo, pinturas, permanentes) pode-se tornar seco e propenso a ruptura.”
Usa tratamentos para o cabelo ricos em proteínas e não em químicos!
Se tens o cabelo seco e frágil, prova também tomar suplementos nutricionais para o proteger e fortalecer. “O cabelo cresce em média 1 centimetro por mês, por isso necessitas de pelo menos 6 meses para possas ver o resultado destas vitaminas para o cabelo” diz Woolery-Lloyd.
Extra: Deixamos aqui também uma lista de alimentos ajudam a combater os sinais da idade do cabelo. (usadas sem exagerar)
As nozes: São ótimas para combater a queda de cabelo, graças aos seus óleos que ajudam a aumentar a elasticidade e o crescimento do seu cabelo. Mas não exagere!
Os espinafres: Uma deficiencia de ferro é apontada como a segunda maior causa de queda de cabelo e a mais fácil de tratar. O espinafre é rico em minerais e vitaminas que mantém os foliculos de cabelo saudáveis e fazem circular os óleos naturais no couro cabeludo.
O Halibut (peixe): Comida rica em magnésio ajuda no crescimento do cabelo. A falta de magnésio pode causar a queda do cabelo. O Halibut (e outros tipos de peixe) é rico nesse mineral.
As cenouras: São ricas em beta-caroteno, que o nosso organismo transforma em vitamina A, a qual ajuda a produzir óleos naturais protetores do couro cabeludo.
A Bok Choy: Os dermatologistas quando tratam a queda de cabelo, tomam atenção aos teus níveis de ferratina, de forma a detetar se o teu corpo tem um bom nível de ferro e se o teu cabelo é saudável. Comer a Bok Choy ajuda a subir esses níveis de ferratina, que é rica em ferro.
O iogurte grego: muitas máscaras caseiras se fazem com o iogurte grego (nas versões com menos gorduras), que é rico em vitamina B5 e vitamina D, as quais estão directamente conectadas com a saúde dos cabelos e dos foliculos.
Os ovos: são uma boa fonte de vitamina D, a qual é ótima para a saúde do cabelo.
Esperamos que estes conselhos lhe sejam úteis e que seguindo-os consiga diminuir os sinais da idade do cabelo.
Deixe uma resposta