Como hidratar o cabelo

Como hidratar o cabelo?

Como hidratar o cabelo?

Como hidratar o cabelo?

A grande maioria dos problemas com o cabelo são relacionados com a oleosidade ou com a caspa.

Como hidratar o cabelo seguindo algumas regras básicas:

A primeira regra para ter um cabelo lindo é lavá-lo duas a três vezes por semana e não todos os dias. Não é tão difícil como parece porque, normalmente o que nós não sabemos é que quanto mais lavarmos o nosso cabelo, mais rapidamente ele ficará oleoso.

A substância que faz o cabelo ficar oleoso chama-se sebo e é produzido pelas glândulas sebáceas nos folículos pilosos no couro cabeludo. Não devemos pensar que lavagens frequentes diminuem a quantidade de sebo, pois não é verdade, a função do sebo é proteger os fios de cabelo da desidratação ao mesmo tempo que lhes dá aquele brilho natural. Quando ao lavar o cabelo, removemos o sebo, obrigamos as glândulas sebácias a produzir acelaradamente uma quantidade excessiva de sebo, de modo a compensar a perda causada pela lavagem.

Devemos ser conscientes do nosso tipo de cabelo, pois só assim poderemos realizar os tratamentos mais adequados e otimizados.

O cabelo seco é aquele que não tem a quantidade suficiente de óleos naturais, esta situação pode ser causada por demasiada exposição ao sol, sem proteção para o cabelo, por lavagens excessivas (especialmente quando são usadas substâncias químicas), pelo uso em demasia de produtos e métodos agressivos para realizar penteados (p. ex. secadores, modeladores e alisadores de cabelo), por pintar demasiado o cabelo, etc…

A solução para este problema é saber como hidratar o cabelo naturalmente.

Como hidratar o cabelo... com azeite :)

Como hidratar o cabelo… com azeite :)

O ideal é hidratar o cabelo com óleos naturais e tratamentos nutritivos. Muito recomendados nesta situação são os produtos de alta qualidade com óleo de jojoba, pois a estrutura molecular deste óleo é muito parecida à do sebo natural do nosso cabelo. Outros produtos naturais que respondem positivamente à questão de como hidratar o cabelo naturalmente são: o azeite, o óleo de amêndoas, o óleo de abacate e o aloe vera (Aloe Pura ou Dr. Organics). Todos estes são muito eficientes, pois oferencem também nutrientes, antioxidantes e vitaminas vitais para a boa saúde do cabelo e couro cabeludo.

Pode misturar estes óleos com mel e criar assim uma máscara para aplicar no cabelo. Pode também usar duas gemas de ovo, batidas até ficar em espuma e, com essa espuma massajar bem todo o couro cabeludo e cabelo, e depois enxaguar com água quente. O ovo é um produto muito nutritivo, pois é fonte de 11 nutrientes essenciais, mais vitaminas A e D. A maionese também pode ser benéfica para o cabelo seco. Aplicar fatias de tomate, sumo de tomate ou polpa de tomate no cabelo, vai fortalecer o seu PH natural devido à vitamina C presente neste vegetal. Banana, café e chá de camomila também ajudam o cabelo dando-lhe o seu brilho natural.

Além destes remédios e produtos naturais que pode comprar ou até fazer em casa, certifique-se que faz uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais que fornecem ao organismo todos os nutrientes necessários ao seu bom funcionamento. Se quer saber como hidratar o cabelo naturalmente, nunca se esqueça que o cabelo é parte do seu corpo, e por isso, normalmente, o que funciona para o seu corpo será bom também para o seu cabelo.

Como hidratar o cabelo? 4 importantes ações a realizar:

Como hidratar o cabelo... com Aloe Vera!

Como hidratar o cabelo… com Aloe Vera!

·1· A água tem que estar muito presente na sua rotina diária com o cabelo e também na sua dieta, diminua todas as práticas que retirem água ao seu cabelo, como o uso do secador ou as pinturas de cabelo.

·2· Use produtos que contenham humidificantes, pois assim o cabelo aproveitará também a humidade presente no ar. Bons humidificadores podem ser por exemplo o mel ou a glicerina vegetal.

·3· Use produtos com aloe vera, pois é um dos melhores hidratantes naturais e equilibra o nível de PH do cabelo.

·4· Use óleos que penetrem no cabelo. Em geral os óleos não se misturam com a água, mas alguns são exceção à regra, como o óleo de coco (Coconoil ou Dr. Organic), o azeite e o óleo de abacate. Estes óleos aumentam a capacidade de absorção e retenção das moléculas de água no cabelo.

Como hidratar o cabelo em 4 simples passos:

·1· Escolha um bom amaciador, mas lembre-se de não o aplicar nas raizes do cabelo, pois lhe dará uma aparência oleosa. Use um bom amaciador sempre que lavar o cabelo, massajando bem nas pontas do mesmo.

·2· Diminua o uso de fontes de calor no seu cabelo.

·3· Não abuse de sprays, pois secam o cabelo.

·4· Escolha um bom shampoo, que não só lave o seu cabelo, mas que também o hidrate.

Fiquem bem e, até ao próximo post :)

de: Luis Chagas